quinta-feira, 14 de julho de 2016

Adonai é nome de Deus

Teologia
Adonai, este nome de Deus está no plural denominado assim na pluralidade das pessoas na Divindade. É traduzido como Senhor, assim como chamamos na Bíblia e mostra uma relação de senhor e escravo, quando usado no possessivo, indica a posse e autoridade de Deus.
A escravidão era uma relação entre homem e homem e não era um mal implacável. Nos tempos remotos da escravidão os bons escravos tinham as alforrias e eram libertos da obrigação com os dono ou senhores, claramente que é uma benção quando Deus é o Dono nos dias de Abraão.
Quando o escravo comprado tinha a proteção e os privilégios não gozado pelos empregados assalariados, os escravos comprados tinham de ser circuncidados  e permissão para participar da Pascoa, más todo escravo comprado por dinheiro, depois que o haveres de circuncidado , comerá dela 'pascoa' ( Ex 12:44).
Adonai é uma palavra singular (Adon) refere-se a homem, aparecem mais de duzentas vezes no Velho Testamento e é traduzida várias vezes como: Senhor, Mestre, Dono. Este nome de Deus é usado pela primeira vez no Velho Testamento em conexão com Abraão, Abraão foi o primeiro a chamar Deus de Adonai.
Abraão como dono de escravos reconhecia Deus como seu mestre e proprietário. Quando Abraão retorna da sua vitória sobre os reis, depois de ter libertado Ló, o rei de Sodoma queria gratifica-lo, mas ele recusou recompensas. E "depois destas coisas veio a palavra do Senhor  (Jeová) a Abraão dizendo: "Não temas, Abraão, Eu sou teu escudo e tua grande recompensa, Abraão disse: Senhor Deus (Adonai Jeová). Ele que possuía escravos reconhecia a si  próprio como escravo de Deus.
JEOVÁ
Este é o mais famoso dentre os nomes de Deus e é predicado, dele como um Ser necessário e auto-existente. O significado é: AQUELE QUE SEMPRE FOI, SEMPRE É E SEMPRE SERÁ. Temos assim traduzidos em Apocalipse 1:4 " Daquele que é e que era e que há de vir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário